26 maio 2009

Alta de Lisboa lança possibilidade de "arremprar"

A Sociedade Gestora da Alta de Lisboa (SGAL) arrancou hoje com uma campanha de arrendamento com opção de compra. Denominada “Arremprar”, esta campanha tem disponíveis, para já, 195 apartamentos (T1 a T5).
O objectivo da campanha é "facilitar o acesso à compra de habitação" e ser uma solução que ajude a "ultrapassar as dificuldades actuais", contribuindo para a dinamização do mercado.
Com este novo produto, os inquilinos fazem um contrato de arrendamento com opção de compra por um prazo de cinco anos e no qual poderão descontar até 40% do valor pago ao longo desse período em rendas.
No entanto, segundo Graciano Garcia, director comercial da SGAL, estes 40% apenas serão válidos se se exercer a opção de compra ao fim de um ano. Ao fim de dois anos, o valor a descontar desce para 30% das rendas pagas e no final do quarto ano de arrendamento desce para 10%.
Na conferência de imprensa de apresentação deste novo produtos, que decorreu hoje de manhã, Graciano Garcia explicou que, "genericamente trata-se de aproveitar grande parte das rendas pagas para que o cliente possa constituir um fundo próprio e usá-lo para comprar uma casa na Alta de Lisboa", seja aquela que arrendou, seja outra - noutro empreendimento ou de diferente tipologia - mas desde que situada na Alta de Lisboa.
Graciano Garcia explicou que, mesmo trocando de imóvel, o inquilino não perde o crédito acumulado de rendas, além de que também será possível fazer adiantamentos de rendas, o que na prática, se traduz em começar a comprar a casa ao longo dos cinco anos.
De acordo com o mesmo responsável, as rendas praticadas variam entre os 500 e os 1.900 euros, em apartamentos cujo preço de venda vai dos 1.600 aos 2.000 euros por metro quadrado.
Ao fim dos cinco anos, os inquilinos podem renegociar o contrato de arrendamento, "mas a opção de compra vai depender do mercado. A Alta de Lisboa pode continuar com este tipo de contrato. É uma solução para vender imóveis em stock", comentou Graciano Garcia.


Características do "arremprar":
1. Poder usar 40% da renda paga ao longo dos anos para abater ao preço da casa quando se optar pela compra;
2. Opção de compra pode ser exercida até ao 60º mês;
3. O valor de compra é fixo até á fim do contrato;
4. Estão 195 apartamentos disponíveis;
5. Possibilidade de fazer adiantamentos parciais, reduzindo a renda mensal;
6. Possibilidade ceder a posição de arrendatário ou optar por adquirir outra casa na Alta de Lisboa, sem perder o valor do pagamento da renda. (in http://economico.sapo.pt/noticias/alta-de-lisboa-lanca-possibilidade-de-arremprar_11376.html)


É uma questão a ponderar, mas de facto parece mesmo interessante. Talvez até uma mais-valia para todos aqueles que não sabem bem às quantas andam!!

Nenhum comentário: