17 dezembro 2007

Uma ideia sobre o Natal

Feliz Natal dizem uns apressados para as lojas que estão quase a fechar.

Boas Festas dizem outros, sentados à porta das igrejas a tiritar de frio, desejando apenas uma sopa para lhes aquecer a alma e confortar o estômago.

Feliz Natal desejam os amigos uns aos outros, os colegas de trabalho, os jornalistas na televisão, os políticos nos seus discursos.

Mas... O que é um Feliz Natal? O que são umas Boas Festas?

Tudo se resume ao mesmo, quando pelas ruas caminhamos e vemos as luzinhas que tremem, todas feitas de pedaços de mil cores, lembrando a nossa infância, com os sininhos a tocar e as crianças que, em coro, se juntam celebrando o Menino Jesus.

E quem é este Menino Jesus que se celebra? – perguntam vocês!
És tu, o outro e eu e mais o outro ao fundo da sala, o vizinho que está ao nosso lado, o mendigo que pede, mas sorri! O Menino Jesus é um pouco de nós, está um pouco em todos nós e é nesta quadra mágica que devemos sempre lembrá-lo e revivê-lo ainda mais.

Que seja com anjos ou com pastores no presépio, coloridos ou a branco e preto, com mais ou menos vestes, com mais ou menos brilho nos olhos, com mais ou menos maquilhagem que se celebra.

Que seja com muito amor no coração e sem desejos de guerra ou de vingança, sem olhar a credo, raça ou religião, sem olhar a eficiência ou deficiência que se celebra.

Que seja unidos na igualdade, no amor e na esperança de um mundo 100% colorido e luminoso que se celebre este Menino Jesus!

Celebremos pois o Natal! O Nascimento! O meu, o teu, o vosso, o nosso nascimento e renascimento!

Sejamos mais uma estrela que brilha com o Menino Jesus.

Feliz e Santo Natal!

Nenhum comentário: